Cuidado com o material didático do seu filho
Estudos internacionais são contundentes: crianças e adolescentes que utilizam apenas material digital, têm aumento de ansiedade, queda na compreensão, no foco e até no desempenho cognitivo.
Em uma Metanálise que juntou 54 estudos +ou- 170.00 participantes, comparando a aprendizagem de livros digitais x livros físicos, [metanálise= estudo que agrupa e analisa vários estudos]
a vantagem dos livros físicos, foi enorme. E não foi só isso: A metaanálise concluiu que 2/3 do aprendizado, foram comprometidos, quando se fez uso apenas de livros digitais…
Esse é o motivo pelo qual países que criaram esse modelo digital, voltaram atrás..
Suécia e Finlândia, por exemplo, abandonaram a estratégia do digital total, e voltaram a investir em material didático físico… Veja até essa notícia:
A Suécia em 2009, trocou livros por computadores, 15 anos depois, fez o caminho de volta, e trocou os computadores por material didático físico…
E na Finlândia: depois de caírem nos rankings internacionais, também trouxeram o livros de verdade de volta para sala de aula…
Sabe aquela ideia de um Chromebook por aluno, e tudo está lá? Então, na Finlândia, Na Suécia e em outros países, não mais. Eles desistiram disso. Inacreditável: Trocaram o Chromebook por livros, quem acreditaria???
Enquanto eles voltam atrás, aqui no Brasil, algumas escolas não só insistem nesse modelo, mas em um atraso que para mim é inacreditável, tem escolas implantando esse modelo, que já deu errado na Europa por exemplo…
Por isso o meu alerta, tome cuidado com o material 100% digital…Ele representa uma economia enorme para escola, mas um prejuízo irrecuperável para o aluno..
Agora, não é que não se deve utilizar o digital.. ele é muito útil em certos usos: como avaliações diagnósticas, verificação de aprendizagem, reforço, disciplinas extracurriculares, como Educação Financeira, por exemplo…
Então, não há nada de errados com as plataformas digitais, pelo contrário… São aliados importantes e colaboram muito para a inovação dentro da escola..
O que eu defendo, é que seu uso seja controlado.
Os livros físicos continuam sendo insubstituíveis na formação de base, enquanto o digital deve atuar como aliado complementar.